Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O CARTEIRO DA SAUDADE

A memória dos tempos passados é feita de objectos que a perpetuam. Aqui, cada peça conta uma história. E existe a possibilidade de ambas passarem a fazer parte da sua vida. Não falamos de antiguidades, falamos de peças com história. Desfrutem!

O CARTEIRO DA SAUDADE

A memória dos tempos passados é feita de objectos que a perpetuam. Aqui, cada peça conta uma história. E existe a possibilidade de ambas passarem a fazer parte da sua vida. Não falamos de antiguidades, falamos de peças com história. Desfrutem!

Ainda se lembram da SOREFAME?

A SOREFAME, como era conhecida a empresa Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, S.A.R.L. foi uma unidade industrial fundada pelo engenheiro Ângelo Fontes, em 1943, na Porcalhota, actual Amadora.  Pensada para o fabrico de equipamentos hidromecânicos, a partir dos anos 50 tornou-se numa importante construtora de material circulante ferroviário.

 

No início da década de 50, a CP remodelou e eletrificou todas as linhas da região de Lisboa, especialmente a linha de Sintra. Para a construção de composições, a SOREFAME associou-se a uma empresa americana,  a Budd Company, de modo a obter o know-how necessário. Essas 3  composições foram as primeiras a ser produzidas na fábrica da Venda Nova. Depois da CP, a empresa produziria para o Metropolitano de Lisboa e, internacionalmente, para o Metropolitano de Chicago, nos E.U.A..

 

Durante o início da década de 1970, esta empresa conheceu o seu auge de produção. Empregava cerca de 4100 operários, empregava a tecnologia mais sofisticada e havia-se implementado no mercado internacional. Em 1974 receberia uma encomenda de 30 locomotivas para a Rodésia. 

 

Com o 25 de Abril, a empresa conhece um período de grandes dificuldades, tendo em conta a instabilidade política, económica e social do país, que veio a reduzir a sua competitividade em termos internacionais. Em 1990, a empresa é integrada no grupo SENETE. Em 1995, a empresa é integrada no grupo ADtranz-ABB, o maior produtor de material circulante do mundo. Em 2001, este grupo foi adquirido pela Bombardier Transportation, uma empresa canadiana, que encerraria as portas de uma fábrica com mais de 50 anos de experiência e uma das melhores do mundo na sua área.

 

Estas peças são recordações de quando aquela era uma das empresas mais pujantes deste país, reunindo os seus funcionários no Clube SOREFAME, onde realizavam torneios de pesca, de desporto e outras festividades.

 

DSCF1641.JPG

 

 

 

 

Sigam-nos no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100007072242118
Sigam-nos no Pinterest: http://pt.pinterest.com/DonaHistoria/
Sigam-nos no Twitterhttps://twitter.com/Dona_Historia